Marcelo Oliveira
Em uma das principais avenidas de Santa Maria, fica localizado o prédio que guarda a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide que, desde 1938, oferece aos moradores da Cidade Cultura livros, jornais, revistas e arquivos para empréstimo ou pesquisa no local. Na próxima semana, para celebrar o aniversário de 84 anos, a Biblioteca Pública realizará diversas atividades entre os dias 10 a 14 de outubro, que incluem encontros com escritores locais, palestras e brechó de livros.
Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a programação e o envolvimento dos artistas locais é motivo de celebração:
– Essas atividades alusivas ao aniversário da Biblioteca Pública representam nosso esforço para fazer da leitura um hábito de nossos jovens. E para isso contamos com a presença de artistas importantes da literatura de Santa Maria, que vão trocar essas ideias e experiências com os alunos. A importância da leitura, do livro, são evidenciados em nossa grande Feira do Livro e também em ações da biblioteca que acolhem os estudantes – comenta.
Juliana Belfort, bibliotecária responsável por organizar as visitas no local, destaca a programação que visa aproximar a comunidade da Biblioteca e da leitura. Não há mais possibilidade de agendamento de escolas para as atividades relativas ao aniversário, somente para o último dia, que será aberto ao público.
– Com essa ação, a Biblioteca, além de comemorar o aniversário de 84 anos, busca ser vista pela comunidade como um ambiente prazeroso, atraente, dinâmico, de livre acesso à leitura e ao conhecimento. A ação será voltada principalmente à comunidade escolar da região. Os alunos das escolas próximas à Biblioteca terão a oportunidade de perceber que a Biblioteca Pública Municipal é um núcleo cultural vivo e terão contato direto com escritores e ilustradores Santa-marienses – afirma.
Segundo Juliana, o agendamento prévio é indispensável para fazer a seleção de livros e atividades de acordo com a faixa etária dos visitantes. Para a educação infantil, há um momento de leitura de contos. Para este público, são feitas leituras individuais de livros que os pequenos mesmos escolhem. A bibliotecária informa que o espaço disponibiliza também livros e audiolivros da Fundação Dorina Nowill para cegos. Os livros da Dorinateca são em fonte ampliada e em Braille para pessoas com baixa visão e cegas.
A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min, para toda a comunidade. Para turmas escolares que desejam uma experiência com leitura de contos e histórias e visita guiada, é preciso agendar um horário. Os professores e professoras interessadas devem ligar no horário de funcionamento da biblioteca.
Visite a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide
Onde – Avenida Presidente Vargas, 1.300 – Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, no Bairro FátimaHorário de funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-diaTelefone – (55) 3218-1396
(Com informações Prefeitura Municipal de Santa Maria)