Biblioteca Pública Municipal comemora 84 anos com programação especial para estudantes

Mirella Joels

Biblioteca Pública Municipal comemora 84 anos com programação especial para estudantes

Marcelo Oliveira

Foto: Marcelo Oliveira

Em uma das principais avenidas de Santa Maria, fica localizado o prédio que guarda a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide que, desde 1938, oferece aos moradores da Cidade Cultura livros, jornais, revistas e arquivos para empréstimo ou pesquisa no local. Na próxima semana, para celebrar o aniversário de 84 anos, a Biblioteca Pública realizará diversas atividades entre os dias 10 a 14 de outubro, que incluem encontros com escritores locais, palestras e brechó de livros.

Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a programação e o envolvimento dos artistas locais é motivo de celebração:

– Essas atividades alusivas ao aniversário da Biblioteca Pública representam nosso esforço para fazer da leitura um hábito de nossos jovens. E para isso contamos com a presença de artistas importantes da literatura de Santa Maria, que vão trocar essas ideias e experiências com os alunos. A importância da leitura, do livro, são evidenciados em nossa grande Feira do Livro e também em ações da biblioteca que acolhem os estudantes – comenta.

Juliana Belfort, bibliotecária responsável por organizar as visitas no local, destaca a programação que visa aproximar a comunidade da Biblioteca e da leitura. Não há mais possibilidade de agendamento de escolas para as atividades relativas ao aniversário, somente para o último dia, que será aberto ao público.

– Com essa ação, a Biblioteca, além de comemorar o aniversário de 84 anos, busca ser vista pela comunidade como um ambiente prazeroso, atraente, dinâmico, de livre acesso à leitura e ao conhecimento. A ação será voltada principalmente à comunidade escolar da região. Os alunos das escolas próximas à Biblioteca terão a oportunidade de perceber que a Biblioteca Pública Municipal é um núcleo cultural vivo e terão contato direto com escritores e ilustradores Santa-marienses – afirma.

Segundo Juliana, o agendamento prévio é indispensável para fazer a seleção de livros e atividades de acordo com a faixa etária dos visitantes. Para a educação infantil, há um momento de leitura de contos. Para este público, são feitas leituras individuais de livros que os pequenos mesmos escolhem. A bibliotecária informa que o espaço disponibiliza também livros e audiolivros da Fundação Dorina Nowill para cegos. Os livros da Dorinateca são em fonte ampliada e em Braille para pessoas com baixa visão e cegas.

A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min, para toda a comunidade. Para turmas escolares que desejam uma experiência com leitura de contos e histórias e visita guiada, é preciso agendar um horário. Os professores e professoras interessadas devem ligar no horário de funcionamento da biblioteca.

Visite a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide

Onde – Avenida Presidente Vargas, 1.300 – Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, no Bairro FátimaHorário de funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-diaTelefone – (55) 3218-1396

(Com informações Prefeitura Municipal de Santa Maria)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com novo bloqueio no MEC, corte no orçamento da UFSM pode chegar a R$ 15 milhões em 2022 Anterior

Com novo bloqueio no MEC, corte no orçamento da UFSM pode chegar a R$ 15 milhões em 2022

Operação de combate a fraudes fiscaliza 29 postos de combustíveis na região de Cruz Alta Próximo

Operação de combate a fraudes fiscaliza 29 postos de combustíveis na região de Cruz Alta

Geral